Programa da Paróquia

sexta-feira, 26 de março de 2021

Na Eucaristia, celebramos a oferta da vida de Jesus por nós

28 de março de 2021 | Domingo de Ramos na Paixão do Senhor
Leituras | Lectio (áudio) | Comentário | Avisos | Boletim | Rezar a Palavra



A multidão é versátil. Basta um orientador hábil para manipulá-la em qualquer sentido, o melhor e o pior. Houve o melhor, para Jesus, aquando da sua entrada em Jerusalém. Houve o pior, quando a multidão gritou: "Crucifica-O!"

Pregado na cruz, Jesus gritará com uma voz forte: "Meu Deus, meu Deus, porque Me abandonaste?" É o início de um salmo, que termina com um cântico de esperança e de louvor. Então, diz-se, Jesus crucificado rezou todo este salmo. O seu grito não foi um grito de desespero. Foi o grito que os evangelistas retiveram e os assistentes (os Judeus, porque os soldados romanos não conheciam os salmos) compreenderam que Jesus chamava o profeta Elias em seu socorro. Eles não fizeram expressamente a ligação com o salmo.

Em Jesus, é o Filho eterno do Pai que se fez homem, "em tudo semelhante aos seus irmãos, exceto o pecado". Ele veio habitar o todo do humano. Era preciso que Jesus fosse até ao fim do caminho real dos homens: até à morte física, mas primeiro até à noite interior, onde não existe mais nada. Onde o silêncio de Deus parece ser a única resposta. Senão, os desesperos dos homens teriam escapado à presença de Deus.

Eis porque, hoje, eu posso ir até Jesus com as minhas mais profundas obscuridades: Ele é capaz de vir com a sua presença, para que seja a vida, e não a morte, a vencer definitivamente!

Desafio para o Domingo de Ramos
Coloca uma cruz junto da Bíblia, do catecismo, do coração e da semente no teu “Canto da Palavra” em casa, e acende a vela.

Escuta e acompanha um momento de oração que podes encontrar AQUI.
Para os mais pequenos, está disponível uma proposta AQUI.

Senhor Jesus,
antes da tua morte na cruz, na hora da despedida,
não nos deixaste uma lembrança, uma recordação simbólica,
uma imagem, ou um objeto querido de estimação…
Tu deixaste-te a ti mesmo com todo o amor entregue por nós
no dom do Pão e do Vinho, Corpo e Sangue,
a tua presença real e total, vivo, ressuscitado.
Obrigado, Jesus, por te quereres fazer assim presente
e “escondido” para nós, na Eucaristia.

Nós te pedimos pelas crianças e adolescentes da catequese e suas famílias, para que acolham a tua presença real na Eucaristia, e cresçam no desejo de te escutar na Palavra e de te receber na Comunhão.

Ao longo desta semana, temos o desafio rezar o texto do Evangelho deste domingo, e partilhar uma mensagem pelo telemóvel ou nas redes sociais, inspirada no que hoje escutámos:

«Na Eucaristia, celebramos a oferta da vida de Jesus por nós!»

Alarga o "Canto da Palavra": em casa um crucifixo; à porta de casa, no exterior, uma cruz ornamentada com verdura. No Domingo de Páscoa, essa mesma cruz passa a ser ornamentada com flores (brancas). Estas cruzes podem ser fotografadas e partilhadas nas redes sociais.



Sem comentários:

Enviar um comentário