Programa da Paróquia

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

«O que vos digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!»

29 de novembro de 2020 | 1º Domingo do Advento
Leituras | Comentário | Avisos | Boletim


Começamos o tempo de Advento: tempo de espera, mas sobretudo de esperança. Aguardamos e preparamos o Natal. Mas vivemos este tempo para além da comemoração de um acontecimento passado: Jesus nasceu, mas hoje faz-se presente, no caminho que fazemos para a eternidade. Passado - presente - futuro, cruzam-se em nós, para que o Senhor que vem, Aquele para quem caminhamos, esteja já hoje e sempre em nós. Esperança que se torna realidade na sua presença na Eucaristia: Cristo ressuscitado, verdadeiramente presente. Ele faz-se Presente, o maior dom que podemos sempre acolher.

Vigiai: o primeiro domingo deste tempo faz-nos olhar de uma forma particular para o presente, para a vida que é feita agora das nossas opções. E se olhamos para o presente com esperança é porque não esquecemos de onde vimos e para onde vamos: no batismo acolhemos a vida do ressuscitado; de «vela acesa», vigilantes, caminhamos para a ressurreição. Na primeira vela acesa da Coroa de Advento, o sinal de que queremos deixar-nos iluminar por Ele na construção do seu Reino entre nós.

Vigiai: para não deixar passar esta oportunidade de acolher o convite que Ele sempre nos faz: «Na Eucaristia, somos convidados e hóspedes de Jesus Ressuscitado!»

Sem comentários:

Enviar um comentário