Programa da Paróquia

sábado, 11 de abril de 2020

Este o dia da grande surpresa de Deus

12 de abril de 2020 | Domingo de Páscoa
Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

Páscoa: este o dia da grande surpresa de Deus! A notícia é surpreendente: Jesus não está no sepulcro, aquele que morreu na cruz e foi sepultado, está vivo! A Páscoa de Jesus Cristo é o acontecimento que marca a História de Jesus e, n'Ele, de toda a humanidade: a morte, tocada pelo Amor de Deus, abre-se à esperança da Vida. E a vida, esta de cada dia, vive-se na perspetiva da eternidade que, sendo o permanecer no Amor que é Deus, não faz sentido senão sendo vivida segundo o mandamento do amor.

Para isso somos batizados. Pelo Batismo, também nós somos submergidos nesta vida divina que vence o pecado e a morte, e renascemos para uma vida nova, a vida dos filhos de Deus: no Batismo Deus faz-nos parte da sua família! Dom da graça e misericórdia divina, a Vida acolhida é constantemente alimentada na Eucaristia. Batismo e Eucaristia estão intimamente unidos, brotam do mesmo coração aberto de Jesus, rasgado pela lança do soldado, de onde sai sangue e água.

Vivendo como filhos de Deus, ao jeito de Jesus, a eternidade-ressurreição é já um presente (por ser dom de Deus, mas também por ser de agora, atual), mesmo que marcado pelo «ainda não» das contingências desta vida terrena. No Batismo começamos esta aventura de, à imagem do Filho, viver para amar e de amar para viver.

Neste tempo, marcado pelo isolamento, procurando cada um fazer a sua parte no combate à pandemia que ameaça a vida, não podemos deixar-nos vencer pelo medo: Cristo, que venceu a morte, é também sinal de esperança para a realidade de hoje. Acolhendo a sua Vida, saibamos encontrar, também nós, o caminho do amor maior, fazendo a parte que nos compete, para que todos, o mais rapidamente possível, possam ver que, também agora a “pedra” é retirada do “sepulcro”, e mesmo que tudo pareça falar de “morte”, é a Vida que vence. Também hoje a esperança da ressurreição nos anima e fortalece, também hoje Jesus vivo, ressuscitado, vem ao nosso encontro.

Sem comentários:

Enviar um comentário