Programa da Paróquia

quarta-feira, 10 de abril de 2019

A fé é confiança na relação

14 de abril de 2019 | Domingo de Ramos
Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

Era já quase meio-dia, quando as trevas cobriram toda a terra, até às três horas da tarde, porque o sol se tinha eclipsado. O véu do templo rasgou-se ao meio. E Jesus exclamou com voz forte: «Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito». Dito isto, expirou.

Cf. Lc 22, 14 – 23, 56

A fé é certa, mais certa que qualquer conhecimento humano, porque se funda na própria Palavra de Deus, que não pode mentir. Nós acreditamos por causa da autoridade do próprio Deus revelador, que não pode enganar-se nem enganar-nos, e quanto mais nos aproximamos de Deus, mais confiamos. Crescendo na amizade, crescemos também na confiança, na segurança que Ele nos dá!

É nessa confiança e segurança plena que escutamos as palavras de Jesus no momento da sua morte na cruz: «Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito». Ele sabe que está nas mãos do Pai, por isso não receia entregar-se totalmente.

Durante esta Semana Santa, procura crescer também nesta confiança vivendo de perto o que aconteceu com Jesus, desde a Ceia (na quinta-feira santa) à morte na cruz (na sexta-feira santa), e a ressurreição na vigília pascal ou domingo de Páscoa. Em cada dia, de manhã ao acordar, ou à noite, ao deitar, faz também esta breve oração:

Senhor, eu creio em Ti, mas aumenta a minha fé!

Na 6ª pétala da tua Flor Pascal escreve CONFIANÇA NA RELAÇÃO, e reza esta oração:

Senhor, coloco a sexta pétala nesta flor pedindo-Te que,
também em mim, possa florir, cada vez mais, a beleza e a alegria da fé!
Faz-me contemplar a confiança com que Jesus se entregou na cruz,
entregando-se totalmente nas tuas mãos de Pai.
E ajuda-me a viver com a mesma confiança, com a garantia que me dá Jesus,
e que a fé é absolutamente segura.
Senhor, eu acredito em Ti, mas aumenta a minha fé!
Isto te peço por Jesus, na unidade do Espírito Santo. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário