Programa da Paróquia

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Sagração do novo altar da igreja paroquial da Calvaria

No passado domingo, dia 14 de abril, Domingo de Ramos, e início da Semana Santa, tendo concluídas as obras de readequação litúrgica do presbitério da igreja paroquial, a celebração da Eucaristia, para além do rito próprio de bênção do ramos, com início no adro da igreja, e da já agendada Festa da Vida do grupo do 8º ano da catequese, ficou marcada pelo rito da sagração do novo altar.

O altar, pensado a partir da simbologia das mãos de Santa Marta, padroeira da Paróquia, estão abertas em sinal do serviço de Marta no acolhimento a Jesus em sua casa, em Betânia, mas também de súplica quando se encontra com o Senhor, na morte de seu irmão Lázaro, neste altar em que é colocada a mesa para celebrar o dom da vida que Jesus faz de si mesmo, na cruz, antecipado nesse gesto de entrega do Pão e do Vinho, na Última Ceia com os discípulos.

O rito da sagração do altar é marcado pela unção com o óleo do Crisma, assim como a sua incensação. É então colocada a toalha, e acesas as velas e luzes que iluminam o novo altar, onde se acolhem os dons para a celebração da Eucaristia.

Além do altar, todo o espaço do presbitério ganhou uma nova configuração com uma nova presidência, e a disposição do Ambão, do Sacrário, da Pia Batismal e da imagem da Padroeira no espaço celebrativo.

Também foi feita uma clarabóia para a entrada de luz natural diretamente sobre o altar, e toda a reestruturação do tecto do presbitério. No corpo da igreja, foi construída um espaço lateral para o reposicionamento do órgão.

Mais imagens deste dia podem ser vistas AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário