Programa da Paróquia

sábado, 14 de março de 2020

A fonte da água de vida eterna

15 de março de 2020 | 3º Domingo da Quaresma
Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

Muitas lendas falam de uma fonte que rejuvenesce, deixa as pessoas eternamente jovens... Não é propriamente disso que Jesus fala quando afirma, à mulher samaritana, que «quem beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede: a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma nascente que jorra para a vida eterna».

Esta «água» é o próprio Espírito, aquele que é capaz de transformar radicalmente o ser de quem se abre à novidade de Jesus, esse Espírito que é o Amor de Deus que impele ao Amor aos outros, esse Espírito capaz de fazer de todos uma única família. Aquela mulher procurava matar uma sede, mas, no encontro com Jesus, percebeu que a sua sede mais profunda, só em Jesus encontra a fonte (na imagem, o artista faz-nos perceber como Jesus se confunde com o próprio poço, Ele é o poço...): por isso deixa o seu cântaro e corre para anunciar aos outros aquilo que eles próprios confirmam: «Nós próprios ouvimos e sabemos que Ele é realmente o Salvador do mundo». Mais que uma água que nos deixa jovens de corpo, Jesus dá-nos uma água que nos faz construtores de um mundo rejuvenescido constantemente pelo Espírito, e nos abre à esperança da eterna juventude do Amor em Deus.

Também neste momento de tantas inquietações, dúvidas e medos, Ele continua a ser fonte de esperança.

Para a celebração da Eucaristia, para além da transmissão nas televisões, pode acompanhar em directo, às 10h30 deste domingo, a Missa presidida pelo nosso Bispo, D. António Marto, na página de Facebook da Diocese de Leiria-Fátima.

Sem comentários:

Enviar um comentário