Programa da Paróquia

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

O tempo da espera e da esperança

2 de dezembro de 2018 | 1º Domingo do Advento (início Ano C)
Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

O novo ano começa com um apelo de Jesus à esperança: erguei-vos... levantai a cabeça... tende cuidado convosco... vigiai... orai em todo o tempo... Verbos carregados da força de Deus que, fazendo-se um connosco, não deixa nunca de estar presente pelo Seu Espírito, a dar sentido ao Advento que é a vida de cada um de nós: uma espera constante da Sua vinda definitiva, quando Ele for tudo em todos.

No Natal, celebraremos a Sua primeira vinda; no Advento, preparamo-nos para a última. Uma espera ativa que se faz de vigilância e oração, de estar atento (vigiar) a nós mesmos para sermos o lugar onde o humano e divino se continuam a encontrar (oração) no projeto comum do Reino. Neste caminho, cuidar constantemente de coração para que não se torne pesado por tudo quanto pode "prender-nos" noutros projetos sem Reino.

A Coroa de Advento, que somos convidados a fazer ao longo deste tempo, marca a esta progressividade do Encontro com a Luz, sabendo que se faz de tantos pequenos encontros onde se pode acolher Aquele que não deixa o coração ficar “pesado”. Nesta primeira semana, o desafio ao encontro na oração.

Sem comentários:

Enviar um comentário