A tradição dos Casais de Matos, outrora terra de muitos resineiro, ditava que antes das partidas para os trabalhos da resina, se celebrava a festa em honra de Nossa Senhora da Guia, padroeira do lugar. E a tradição não se perdeu: no passado domingo, 4 de fevereiro, o lugar encheu-se de sinais de festa, este ano de uma forma ainda mais viva porque não faltavam razões para celebrar: após alguns meses de restauro, a imagem em pedra de Ança e o retábulo da capela do lugar, em talha dourada, voltaram ao seu esplendor original.
A capela tornou-se pequena para quantos se reuniram ao início da tarde para a celebração da Eucaristia. Para além do pároco, concelebraram os padres naturais da Paróquia, o padre Luciano Paulo Guerra, e o padre Cristiano Saraiva. A comunidade local, assim como muitos "filhos da terra", marcaram presença, assim como o executivo da Junta de Freguesia da Calvaria de Cima e o Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós.
Durante a celebração, realçou-se a importância de perseverar o património religioso herdado do passado, e o facto significativo da inauguração deste restauro acontecer na celebração do centenário da restauração da Diocese.
Após a homilia, tomou posse a nova Comissão Administrativa da Capela dos Casais de Matos, que fez o seu juramento para cuidar do espaço nos próximos 3 anos. A celebração terminou com a Procissão em honra de Nossa Senhora da Guia que percorreu as ruas do lugar.
A terminar, a comunidade reuniu-se para um espaço de convívio, com um lanche partilhado, e com a animação do Grupo dos Cavaquinhos da Associação de Solidariedade Voluntária de São Jorge que abrilhantou a tarde.
Sem comentários:
Enviar um comentário