Programa da Paróquia

sábado, 19 de março de 2016

Domingo de Ramos: "Suportar com paciência as fraquezas do próximo"

20 de março de 2016 | Domingo de Ramos
Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, crucificaram-n’O a Ele e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. Jesus dizia: «Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem»…
E Jesus exclamou com voz forte: «Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito». Dito isto, expirou.

Cf. Lc 22, 14 - 23-56

Depois de entrar solenemente em Jerusalém, Jesus vai viver alguns dos momentos mais intensos da sua vida. Na Semana Santa, que começa neste Domingo de Ramos, vamos recordar de uma forma particular a Última Ceia, a Paixão e Morte de Jesus na Cruz, e depois, na Páscoa, a sua Ressurreição. Procura viver estes dias participando nas celebrações da Paróquia. É uma forma de acompanhar Jesus na sua entrega de amor por nós, para nos fazer viver no seu amor. Esta Semana é aquela que mais nos faz experimentar a misericórdia de Deus!

Contemplando Jesus que, na cruz, antes de morrer por nós, é ainda capaz de pedir ao Pai que perdoe aos que O estavam a crucificar, faz-nos perceber como Deus tem paciência connosco e com os nossos pecados... Ele está sempre pronto a tudo fazer para termos a sua Vida. Também nós, acolhendo a Vida que Jesus oferece por nós, podemos viver suportando com paciência as fraquezas do próximo.

Para construir o caminho em casa:
Coloca no teu caminho o sinal de trânsito “suportar com paciência as fraquezas do próximo”. Por cada vez que, ao longo desta semana, alguém teve paciência com outra pessoa pode desenhar uma pegada nesse caminho.

Para levar para a catequese/celebração:
Recorta e pinta uma pegada por cada vez que, ao longo desta semana, viveste esta obra de misericórdia, e tiveste paciência com alguém.

Para rezar em família:
Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, 
Mãe paciente e cheia de Misericórdia, 
guarda a nossa vida entre os teus braços, 
ensina-nos a ter com paciência com o próximo, 
reúne a todos sob a tua proteção 
e a todos entrega ao teu amado Filho, 
Jesus nosso Senhor. Ámen!

Sem comentários:

Enviar um comentário