Programa da Paróquia

sexta-feira, 11 de março de 2016

5º Domingo da Quaresma: "Corrigir os que erram"

13 de março de 2016 | 5º Domingo da Quaresma
Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

Jesus ergueu-Se e disse-lhe: «Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?». Ela respondeu: «Ninguém, Senhor». Disse então Jesus: «Nem Eu te condeno. Vai e não tornes a pecar».
Cf. Jo 8, 1-11

No quinto domingo da Quaresma, a diocese de Leiria-Fátima vive um momento muito importante: a Peregrinação Diocesana a Fátima. Em 1917, Nossa Senhora apareceu aos três Pastorinhos para lhes falar da misericórdia de Deus: Ele quer a nossa salvação e a paz para a humanidade, quer o nosso bem. Por isso, Maria convida à conversão: termos o nosso coração cada vez mais perto do coração de Deus. A oração, os sacrifícios e a penitência de que “a Senhora mais brilhante do que o sol” falou à Lúcia, à Jacinta e ao Francisco, são formas de nos aproximarmos de Deus, de acolhermos a sua misericórdia, de vivermos no seu amor.

Nesta quinta semana vemos como Jesus perdoou e convidou uma mulher a “não tornar a pecar”. Também Maria nos convida, em Fátima a não ofender mais a Nosso Senhor “que já está muito ofendido”. Do céu vem a ajuda para corrigir os nossos caminhos. E também nós podemos ajudar os outros a corrigir os seus caminhos quando percebemos que alguém está a fazer o mal.

Para construir o caminho em casa:
Coloca no teu caminho o sinal de trânsito “corrigir os que erram”. Por cada vez que, ao longo desta semana, alguém procurou corrigir alguma coisa de errado pode desenhar uma pegada nesse caminho.

Para levar para a catequese/celebração:
Recorta e pinta uma pegada por cada vez que, ao longo desta semana, viveste esta obra de misericórdia, e ajudaste alguém a corrigir-se.

Para rezar em família:
Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, 
Mãe de Misericórdia que, em Fátima, 
corrigiste a humanidade dos seus caminhos errados,
guarda a nossa vida entre os teus braços, 
reúne a todos sob a tua proteção 
e a todos entrega ao teu amado Filho, 
Jesus nosso Senhor. Ámen!

Sem comentários:

Enviar um comentário