Programa da Paróquia

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

1ª semana da Quaresma: "Dar bom conselho"

13 de fevereiro de 2016 | 1º Domingo da Quaresma
Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

Durante quarenta dias, [Jesus] esteve no deserto, conduzido pelo Espírito, e foi tentado pelo Diabo. Nesses dias não comeu nada e, passado esse tempo, sentiu fome. O Diabo disse-lhe: «Se és Filho de Deus, manda a esta pedra que se transforme em pão». Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem’».

Durante as próximas semanas vivemos um “tempo oportuno”, a Quaresma: tempo para nos preparamos para a maior de todas as celebrações dos cristãos, a Páscoa da Ressurreição de Jesus. Acolhendo o desafio que nos lança o Papa Francisco (de viver este ano como um Ano da Misericórdia), começamos agora uma aventura: um caminho de misericórdia que nos leve até à Páscoa, com a proposta de viver uma das obras de misericórdia espiritual em cada semana [AQUI estão todos os materiais].

Nesta primeira semana, acompanhando as tentações de Jesus, podemos também compreender como todos podemos ser, uns para os outros, ou “tentadores” que desviam do bem, ou “bons conselheiros” que procuram ajudar a encontrar o caminho a seguir… Porque nos ama, Deus indica-nos o bom caminho a seguir. Porque queremos amar como Jesus, ajudamos também os outros a fazer o bem!

Para construir o caminho em casa:
Escolher, em família, o lugar para fixar um caminho e colocar nele o sinal de trânsito dar bom conselho. Por cada bom conselho que cada um der ao longo desta semana pode desenhar uma pegada nesse caminho.

Para levar para a celebração:
Recortar e pintar uma pegada por cada bom conselho que alguém da família deu ao longo desta semana.

Para rezar em família:

Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, 
Mãe de Misericórdia e do Bom Conselho, 
guarda a nossa vida entre os teus braços,
ensina-nos o caminho da verdade e da vida,
reúne a todos sob a tua proteção 
e a todos entrega ao teu amado Filho,
Jesus nosso Senhor. Ámen!

Sem comentários:

Enviar um comentário