Programa da Paróquia

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Crianças do 4.º Catecismo recebem a Bíblia


Ao aproximar-se o Natal, as crianças do 4º catecismo receberam a sua Bíblia pessoal. Seguindo a proposta do Catecismo, as Bíblias foram entregues num momento que celebrou toda a caminhada realizada ao longo das catequeses deste primeiro trimestre: uma catequese celebrativa que reuniu as crianças e as suas famílias, à volta dos grandes sinais que foram acolhendo e reconhecendo - o Cordeiro, para quem João Batista apontou, as Talhas que se encheram de água que, em Caná, se transformou em vinho acolhendo a indicação da Mãe de Jesus, «fazei tudo o que Ele vos disser». O Verbo fez-se carne, e o Menino foi colocado em cima do prólogo do Evangelho de São João: Jesus é a Palavra de Deus, é Aquele que tem «palavras de vida eterna».


Tudo fala nesta celebração: as velas que entram progressivamente, as frases que são ditas e fixadas à vista de todos, as imagens que recordam as catequeses, os cânticos que reforçam as memórias... até que vem a surpresa maior: os pais ou padrinhos que entregam a Bíblia a cada criança.

As celebrações-catequeses, presididas pelos catequistas, realizaram-se no dia 10 de dezembro, sábado, com os dois grupos da Calvaria, um de manhã, outro à tarde.

Sem comentários:

Enviar um comentário