Programa da Paróquia

segunda-feira, 21 de junho de 2021

5º catecismo celebra a Esperança

Os grupos do 5º catecismo da paróquia da Calvaria celebraram a Festa da Esperança. Os dois grupos, da Calvaria e São Jorge, juntaram-se, no sábado, 19 de junho, às 17h, numa celebração reservada apenas para 20 catequizandos e os seus familiares mais próximos. Com todos os cuidados e distanciamentos, mas não se deixou de marcar a caminhada deste ano com este momento celebrativo tão importante.

Durante a celebração, o grupo tive a oportunidade de contar a todos os presentes os principais momentos da «História da Salvação», ajudando a compreender como Deus está sempre presente nesse "rio do tempo", acompanhando, ajudando e orientando, para que a humanidade reencontre sempre o caminho da salvação, rumo à salvação plena na eternidade. Também neste momento da nossa história, apesar das "tempestades" que parecem atingir a nossa vida, como nos contava o texto do Evangelho de Marcos, e mesmo que nos possa parecer que Jesus vai a "dormir na barca", Ele não deixa de estar presente para acalmar o vento e o mar e nos ajudar a serenar e encontrar o caminho certo que nos leva para a outra margem.

Para ajudar a compreender este percurso pela história da humanidade, cruzada com a presença de Deus, que a torna também uma história de salvação, as crianças do 5º ano vão elaborando progressivamente a sua "barra cronológica", essa longa tira que representa o "rio do tempo" e onde o passado se cruza com o presente da vida de cada.

Celebrar esta presença de Deus ao longo da história é também reforçar a esperança da presença de Deus na vida das pessoas e do mundo de hoje, continuando a encaminhar-nos para os caminhos da vida verdadeiramente bons e belos. Por isso, também neste dia nos voltamos para Jesus e pedimos que nos ajude a crescer na fé.

Sem comentários:

Enviar um comentário