Leituras | Lectio (áudio) | Comentário | Avisos | Boletim | Rezar a Palavra
“Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés, outra para Elias”. Dito de outro modo: instalemo-nos, fiquemos aqui para sempre, estamos tão bem a contemplar a tua glória!
Como seria tão bom se nós tivéssemos podido guardar Jesus glorioso no meio de nós! Ele manifestaria desde já a sua vitória sobre todas as forças do mal e sobre a própria morte. Ele curaria todas as doenças, Ele estabeleceria a justiça, Ele apaziguaria todas as tempestades, Ele suprimiria todas as violências. Jesus estaria sempre ao nosso serviço, à nossa disposição! Seria verdadeiramente o paraíso!
Mas Jesus não se deixou apanhar na armadilha: “olhando em redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus, sozinho com eles”. Foi necessário retomar o caminho quotidiano. Será preciso que atravessem a noite do Gólgota, depois os seus próprios sofrimentos e a sua própria morte. Jesus não veio tirar-nos da nossa condição humana com uma varinha mágica. Ele vem juntar-se a nós nos nossos caminhos pedregosos, dando-nos o seu Espírito para que nos tornemos capazes de O escutar, no mais íntimo de nós mesmos. Então a sua Palavra pode enraizar-se cada vez mais profundamente em nós, como uma semente de vida. Não a percebemos sempre, mas ela rebentará na plenitude da luz, na Ressurreição com Jesus.
Coloca uma vela acesa junto da Bíblia no teu “Canto da Palavra” em casa.
Escuta e acompanha um momento de oração que podes encontrar AQUI
Para os mais novos, um pequeno desafio AQUI.
Senhor Jesus,
hoje escutamos o apelo de Deus Pai,
na voz que se fez ouvir no alto monte,
onde te transfiguraste diante dos teus amigos:
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
Sim, nós acreditamos que tu és o Filho muito amado do Pai,
e que a tua Palavra ilumina a nossa vida.
Abre os nossos ouvidos para te escutarmos com atenção,
levarmos a tua Palavra ao nosso coração,
e do coração à nossa ação.
Nós te rezamos pelas crianças e adolescentes da catequese e suas famílias, para que encontrem sempre quem lhes anuncie a Palavra de Deus, e as ajudem a crescer no encontro com Jesus Cristo presente na Palavra.
Ao longo desta semana, temos o desafio rezar o texto do Evangelho deste domingo, e depois partilhar uma mensagem pelo telemóvel ou nas redes sociais, inspirada no que hoje escutámos:
«Na Eucaristia, a Palavra de Jesus ilumina a vida!»
Sem comentários:
Enviar um comentário