Cancelados os tradicionais festejos em honra de São Pedro, em Porto de Mós, as paróquias do concelho, juntamente com a Câmara Municipal de Porto de Mós, estão a organizar uma “peregrinação” da imagem do Padroeiro a todas as paróquias deste concelho, nos dias 27 a 29 de junho de 2020.
Na paróquia da Calvaria, está prevista a chegada da imagem de São Pedro à capela de São Jorge no domingo, dia 28 de junho, pelas 21h30. Depois de um breve momento de oração, segue para a igreja paroquial da Calvaria, onde deverá chegar pelas 22h. A marcar a chegada da imagem, haverá uma breve oração de acolhimento. A imagem permanece durante essa noite e a manhã do dia 29 na igreja, saindo pelas 15h em direção ao Juncal, com passagem pelo lugar dos Casais de Matos.
Às 18h será a chegada da imagem a Porto de Mós (junto à igreja de São Pedro), onde se celebra a missa campal. Segue-se uma procissão em carros pelas ruas da vila, neste dia feriado municipal, terminando com a recolha da imagem na Igreja de São Pedro.
Percurso da imagem de São Pedro na paróquia da Calvaria
28 de junho, domingo:
Entrada na paróquia da Calvaria a partir do Tojal, vindo pela Rua da Lagoa, diretamente para a Capela de São Jorge (pelas 21h30); segue da Capela de São Jorge pela Av. Nuno Álvares Pereira, para sul, continua para sul na Rua do Chão da Feira até à rotunda (Pingo Doce) e entra no IC2, indo para norte até à rotunda; faz a Estada da Calvaria e segue para a igreja paroquial da Calvaria (pelas 22h).
29 de junho, segunda-feira:
Às 15h sai da igreja paroquial e faz toda a Rua das Almoinhas, e Rua do Agueiro até ao limite da freguesia; sobe a Rua Principal, passando pela Portela e centro dos Casais de Matos até ao cruzeiro; desce pela CM 1340-1 em direção à capela do Vale de Água onde é entregue à paróquia do Juncal.
Preparar as ruas e casas para marcar a passagem da imagem:
Ao longo do percurso, convidam-se os lugares e famílias a enfeitar as suas ruas e casas (com flores, verdura, colchas, velas, etc..) para marcar a passagem da imagem daquele que foi escolhido por Jesus para ser o primeiro Papa, a “Pedra” sobre a qual edificou a Igreja, e para velar pela sua unidade e comunhão na verdadeira fé.
Sem comentários:
Enviar um comentário