Programa da Paróquia

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

«A Paz como caminho de esperança: diálogo, reconciliação e conversão ecológica»

O Dia Mundial da Paz, que ocorre no primeiro dia do novo ano, tem com o tema em 2020 “A paz como caminho de esperança: diálogo, reconciliação e conversão ecológica”.

Na Mensagem para este dia, o Papa afirma que «a paz é uma construção que deve estar constantemente a ser edificada, um caminho que percorremos juntos procurando sempre o bem comum e comprometendo-nos a manter a palavra dada e a respeitar o direito». Neste caminho, devemos crescer na capacidade de diálogo, pois aí aprendemos a ver o outro como um irmão: este é o caminho para o verdadeiro perdão. O Papa afirma que «este caminho de reconciliação inclui também escuta e contemplação do mundo que nos foi dado por Deus, para fazermos dele a nossa casa comum».

O Papa recorda que «o caminho da reconciliação requer paciência e confiança» para vencer os medos, «reconhecendo-nos filhos necessitados diante d’Aquele que nos ama e espera por nós, como o Pai do filho pródigo». «Para os discípulos de Cristo, este caminho é apoiado também pelo sacramento da Reconciliação, concedido pelo Senhor para a remissão dos pecados dos batizados», que «renova as pessoas e as comunidades», e que, com os olhos fixos em Cristo, «pede para depor toda a violência nos pensamentos, nas palavras e nas obras quer para com o próximo quer para com a criação».

Sem comentários:

Enviar um comentário