Programa da Paróquia

sexta-feira, 8 de março de 2019

A Fé é um Dom de Deus

10 de março de 2019 | 1º Domingo da Quaresma
Leituras | Comentário | Avisos | Boletim


Durante quarenta dias, Jesus esteve no deserto… Nesses dias não comeu nada e, passado esse tempo, sentiu fome. O Diabo disse-lhe: «Se és Filho de Deus, manda a esta pedra que se transforme em pão». Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem’»
Cf. Lc 4, 1-13

Durante quarenta dias, também nós temos um “tempo de deserto”: a Quaresma. Tempo para nos libertarmos do que está a mais, mas sobretudo para apreciarmos o que temos de melhor e valorizarmos o que é mais importante.

Entre tantas coisas boas que recebemos (a nossa vida, a família, os amigos, a saúde e a educação…), há uma a que vamos procurar dar uma atenção muito particular: o dom da fé. Vamos tentar perceber “de que é feita” a nossa fé, as suas características. E, como numa flor, que vai florir totalmente na Páscoa, em cada semana uma pétala vai ajudar-nos a crescer na beleza e na alegria da fé.

Neste primeiro domingo, ficamos com uma certeza: a fé é um dom, um presente de Deus. Acreditamos porque, primeiro, Ele vem até nós e nos dá a conhecer o seu amor! Sempre que rezamos a pedir que a nossa fé aumente, ela cresce de verdade, porque estamos a abrir o nosso coração à sua presença.

Durante esta semana, em cada dia, de manhã ao acordar, ou à noite, ao deitar, faz esta breve oração:

Senhor, eu creio em Ti, mas aumenta a minha fé!

Na 1ª pétala da tua Flor Pascal escreve "DOM", e reza esta oração:

Senhor, ao iniciar este tempo da Quaresma, coloco a primeira pétala nesta flor pedindo-Te que,também em mim, possa florir, cada vez mais, a beleza e a alegria da fé!
Perante as tentações, não me deixes cair na descrença e no desânimo, mas dá-me a certeza de que em Ti encontro a fonte da verdadeira vida, pois “nem só de pão vive o homem”. Senhor, aumenta em mim o dom da fé!
Isto te peço por Jesus, na unidade do Espírito Santo. Ámen

Depois, prepara uma pétala da flor para levares para a celebração do próximo fim-de-semana.

(materiais para a Campanha da Quaresma AQUI)


Sem comentários:

Enviar um comentário