Programa da Paróquia

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Crianças do 5º ano celebram a Esperança

No passado domingo, dia 20 de janeiro, as crianças do 5º ano da Catequese da Calvaria e de São Jorge juntaram-se para celebrar a Festa da Esperança, na igreja paroquial, às 11h. Mesmo com o espaço algo condicionado pelas obras que estão a decorrer, tudo foi ajustado para que a celebração decorresse com a serenidade e a alegria que marcam esta festa que recorda como Deus se faz constantemente presente ao longo da história da humanidade, tornando essa história uma História de Salvação.

O momento mais marcante foi a narração que o grupo do 5º ano fez das principais etapas da História da salvação, desde a criação do mundo, passando pelos momentos mais marcantes de que nos falam os livros do Antigo Testamento, até chegar ao ponto central: Jesus Cristo, o Filho de Deus que se faz um connosco. Esse mesmo Jesus que, no Evangelho desse domingo, presente nas Bodas de Caná, transforma a água em vinho: faz-se presente na nossa história para lhe dar um "sabor" novo, estabelecendo uma nova aliança, transformando-nos por dentro com a sua vida entregue por nós, que nos abre sempre à esperança definitiva em Deus.

A barra cronológica é sinal de toda esta caminhada de descoberta desta presença de Deus ao longo de toda a história que nos precede, e que continua hoje em nós: cada um ao preencher a sua barra cronológica, vai ficando não apenas com a marca do passado, mas com a certeza de que também no presente, na sua própria vida, Deus se continua a revelar como um Deus da Aliança, da Misericórdia e do Amor que nos enche de esperança!

Sem comentários:

Enviar um comentário