Programa da Paróquia

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

«O que vos digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!»

3 de dezembro de 2017 | 1º Domingo do Advento
Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

Começamos o tempo de Advento: tempo de espera, mas sobretudo de esperança. Aguardamos e preparamos o Natal; mas vivemos este tempo para além da comemoração de um acontecimento passado: Jesus nasceu, mas hoje faz-se presente, no caminho que fazemos para a eternidade. Passado - presente - futuro, cruzam-se em nós, para que o Senhor que vem, Aquele para quem caminhamos, esteja já hoje e sempre em nós...

Vigiai: o primeiro domingo deste tempo faz-nos olhar de uma forma particular para o presente, para a vida que é feita agora das nossas opções. E se olhamos para o presente com esperança é porque não esquecemos de onde vimos e para onde vamos: no batismo acolhemos a vida do ressuscitado; de «vela acesa» caminhamos para a ressurreição.

Vigiai: na construção da vida em família, não esquecemos o que nos dá a verdadeira segurança e alicerçamos a construção nos valores do respeito, acolhimento, serviço, fraternidade, solidariedade, amor... O presépio em família será uma possibilidade de voltar à essência da vida familiar.

Vigiai: também na certeza de sermos família diocesana, desta Igreja onde vivemos, Diocese de Leiria-Fátima que celebra 100 anos da sua restauração. Porque a vida da fé, não a vivemos sozinhos. Somos Igreja, a família dos que acreditam em Jesus e se ajudam uns aos outros a estar atentos para reconhecer e acolhermos os sinais do amor de Deus: no nosso grupo, na nossa comunidade e paróquia, nesta nossa Diocese de Leiria-Fátima. Na verdade, a Igreja é a casa onde nascemos, crescemos e vivemos como cristãos. E o Batismo é o sacramento que nos faz participar desta família: nele vivemos como que um novo nascimento para esta família dos filhos de Deus que é a Igreja.

Sem comentários:

Enviar um comentário