Programa da Paróquia

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Marcar o caminho, professando da Fé


No passado dia 28 de maio, domingo, o grupo do 6º ano da Paróquia da Calvaria, dos centros da Calvaria e de São Jorge, celebrou a Festa da Profissão de Fé. Ao todo, um grupo de 28 adolescentes que, depois de um itinerário de 6 anos de catequese, tiveram a oportunidade de manifestarem a sua adesão a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, afirmando publicamente a fé que receberam no Batismo e aprofundaram ao longo dos anos em Igreja.

A Profissão de Fé, nesta ano de 2017, foi vivida no dia da Ascensão do Senhor: uma oportunidade para perceber que a fé está sempre em caminho, e que a dúvida faz parte desse caminho, como aconteceu com os discípulos no Evangelho de Mateus... Mas esta celebração é também um momento de confirmação do caminho feito no aprofundamento da fé recebida no Batismo, simbolizada na vela acesa no Círio Pascal, que agora os adolescentes podem dizer por si mesmos.

Como adolescentes, estão num caminho de construção da sua própria identidade, e é neste processo que têm agora a oportunidade de projetar a própria vida. É nesse projeto de vida que a fé, a relação próxima com Deus, irá ser fundamental para marcar as grandes opções, a sua descoberta vocacional, os valores pelos quais vão orientar a vida...

A Profissão de Fé foi, por isso, vivida neste ambiente de festa pelo dom acolhido no Batismo e aprofundado ao longo do tempo, e de compromisso de quem, já em nome próprio se dispõe a continuar a caminhar. A Maria, pediram, ao terminar a celebração, a ajuda para se manterem firmes nesta caminhada de descoberta. E como sinal de quererem assumir o desafio de deixar a luz de Jesus guiar as suas vidas, o último gesto foi o de sair da igreja com as velas do Batismo acesas, aceitando o convite de Jesus também no Evangelho lido neste dia da Ascensão: "Ide e ensinai todas as nações...", sabendo que Jesus está sempre connosco até ao fim dos tempos!

Sem comentários:

Enviar um comentário