Programa da Paróquia

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Acolher o dom da vida e viver a vida como dom

No passado dia 2 de fevereiro, festa da Apresentação do Senhor, recordando o gesto de Maria a José que apresentaram o seu Filho no Templo, onde foi acolhido pelo velho Simeão que nele viu a "luz das nações", também as famílias da paróquia da Calvaria foram convidadas a apresentar as crianças a Deus, por intercessão de Maria.

A celebração começou no exterior da igreja, com a bênção das velas que depois iluminaram a procissão até à igreja, acompanhada pela imagem de Nossa Senhora de Fátima. Duas ideias foram salientadas durante a homilia. Em primeiro lugar, olhar a vida como um dom que recebemos, um dom para os pais, um dom para a comunidade. Seguindo os passos de Maria e José, apresentarmos as crianças, neste dia, é reconhecer este dom de Deus. Depois, viver a vida como um dom para os outros. Como Jesus, "luz das nações", também a nossa vida é um dom para partilhar, para fazer chegar aos outros a luz que vem de Deus.

Logo após a homilia, fez-se a bênção das mulheres grávidas ali presentes, pedindo a Deus que enchesse de santa alegria o coração de cada uma delas, e que as conservasse saudáveis junto de seus filhos. De seguida, a bênção das crianças pequenas, que estavam espalhadas por toda a assembleia que encheu a igreja paroquial, pedindo para cada uma delas, e das suas famílias, a contínua proteção de Deus.

No final da celebração, os pais foram convidados a apresentar os seus filhos a Deus, por intercessão de Nossa Senhora, e todos juntos rezaram:



Ó Maria,
Mãe de ternura e de misericórdia,
a ti confio os meus filhos.
 Ajuda-me a criá-los, a educá-los
e a cuidar deles como tu, ó Mãe,
cuidaste do teu Filho Jesus!
 Que a Luz de teu Filho,
 que em ti brilha,
 ilumine a nossa vida.
Ámen!

A terminar, as famílias vieram acender de novo as suas velas no círio pascal, deixando-a acesa diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Sem comentários:

Enviar um comentário