Programa da Paróquia

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Crianças do 3º ano comungam pela primeira vez

Primeira Comunhão das Crianças da Paróquia da Calvaria 17 abril 2016 | foto Paulo Santos 
No passado dia 17 de abril, 32 crianças dos grupos do 3º ano da catequese da Calvaria e de São Jorge, participaram plenamente na Eucaristia pela primeira vez, comungando “Jesus escondido”, como Francisco, o Pastorinho de Fátima gostava de dizer de Jesus na hóstia consagrada.

A celebração começou com o acolhimento de três crianças do grupo que foram, nesse dia, inseridas na família dos filhos de Deus pelo Batismo. E a igreja da Calvaria foi pequena para a grande festa que foi vivida com grande entusiasmo por todas as crianças que, acompanhadas pelos jovens, animaram a celebração, sempre com a ajuda dos catequistas, e a presença dos pais e mais familiares.

O momento alto chegou quando as crianças se aproximaram do altar para comungar. Para preparar esse momento, foi dirigida uma palavra às crianças: “Sempre que celebramos a Eucaristia, fazemos o que Jesus nos pediu, quando estava com os discípulos na última ceia: «fazei isto em memória de Mim». Jesus partiu para o Pai, mas continua vivo, ressuscitado, e fez-se alimento para nós. Comungar é receber este «Jesus escondido» na hóstia consagrada. Se queremos ser Seus amigos, não podemos passar sem O comungar! Hoje, vocês, meninas e meninos, vão comungar pela primeira vez. Jesus, o nosso Melhor Amigo, vai entrar no vosso coração. Como Jesus é bom! Quer ser alimento e dá-se na comunhão.”

Depois de comungar, foram todos convidados a rezar a Jesus que assim se fez alimento para cada um, e depois a cantar: “Tão perto de mim, tão perto de mim, que até Lhe posso tocar…”

Antes da celebração terminar, ainda houve um momento para todos agradecerem à Mãe do Céu este dia, e para lhe pedirem ajuda. E agradecer também a todos quantos ajudaram a tornar este dia um dia tão especial!

2 comentários:

  1. Sem duvida que foi um dia muito lindo e muito importante para as nossas crianças, pois poderam receber o corpo de Jesus pela primeira vez. Foi uma celebração muito gira que correu muito bem graças à colaboração de todos.

    ResponderEliminar