Programa da Paróquia

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Jovens descobrem a Fórnea

No passado dia 23 de abril, sábado, um grupo de 8 jovens do 10º ano da catequese de São Jorge, com o catequista, uma mãe e o pároco, puseram a mochila às costas para fazer um percurso pela serra. De Alcaria à Fórnea são apenas 3 quilómetros num caminho de terra batida, simples e agradável de se fazer. A água já não corre muito no ribeiro, mas ao chegar à zona da cascata ainda se faz ouvir. Aí se fez a primeira paragem para o primeiro desafio: procurar pôr por ordem o esquema da celebração da missa.

Segui-se caminho, agora a subir, até à Cova da Velha donde brota a água que corre no ribeiro. Um percurso breve, mas suficientemente a subir para custar um pouco mais a fazer. Apreciar a paisagem e descer, de novo até à cascata para ver até que ponto se sabe ou não as partes da celebração... Foi o segundo posto, para rever o trabalho feito e tentar perceber um pouco melhor cada uma das partes da celebração.

Caminhar de volta, e a fome começa a apertar. Apanhou-se o carro de novo para ir até ao parque de merendas de Alcaria. Um tempo de descanso e convívio, de restabelecer as forças... e depois, a partir do texto do Evangelho do dia, preparar uma mensagem para o grupo do 2º ano que, nesse dia, tinha a Festa do Pai Nosso.

Foi o ponto de chegada: na celebração, os mais velhos, do 10º ano, partilharam com os mais novos a sua reflexão. E as crianças, a celebrar a Festa do Pai Nossa, foram ajudadas a compreender que ao chamarmos a Deus nosso Pai somos convidados a ser seus filhos de verdade e, como Jesus, viver o mandamento do amor.


Sem comentários:

Enviar um comentário