No domingo 6 de abril, as crianças do 2.º Catecismo da paróquia da Calvaria viveram a Festa do Pai Nosso, na qual receberam a oração que Jesus ensinou aos discípulos.
O tempo entre o Natal e a Páscoa é, para este grupo, o tempo para aprofundar o conhecimento desta que é a oração dos cristãos, com a qual rezamos ao Pai com as mesmas palavras de Jesus, o Filho de Deus.
No 5.º Domingo da Quaresma, as leituras da Missa ajudaram a acolher esta certeza de um Deus que não nos abandona nunca, tal como acompanhou sempre o Povo de Deus, mesmo nos momentos difíceis e de provação, como o exílio, e quer fazer acontecer coisas novas na nossa vida. Esta esperança que nos deu o profeta Isaías, foi confirmada pela determinação de São Paulo, que não se importou de deixar tudo para trás, como lixo, por ter encontrado Jesus: agora sim, tinha uma razão para correr para a meta! Jesus deu-nos a conhecer esse amor tão grande, que nos convida a lançarmo-nos no seu abraço que nos ama e perdoa, e nos convida a perdoar aos outros, como dizemos no Pai Nosso. O Evangelho mostra-nos esse amor em ação nas palavras de Jesus àquela mulher pecadora: «Nem Eu não condeno. Vai e não tornes a pecar».
Foi neste encontro com o Pai que quer para nós o melhor, que tudo faz para podermos viver na alegria e na esperança, que nos convida à confiança, ao louvor, à construção do seu Reino – um mundo melhor para todos –, ao arrependimento e ao perdão que Jesus nos lançou com a sua vida e ensinou com esta oração.
As crianças receberam esta oração dos seus pais, no momento da comunidade rezar o Pai Nosso, enquanto eram convidados a rezá-la todos os dias, e a aprenderem a viver sempre com a confiança de serem filhos de Deus, procurando vive como irmãos de todos. E no final, também porque este foi o fim-de-semana da Peregrinação da Diocese a Fátima, rezaram junto da imagem de Nossa Senhora, pedindo a graça de viver este Jubileu como peregrinos da esperança.
Sem comentários:
Enviar um comentário