No domingo 6 de outubro, Dia da Igreja Diocesana, ao iniciar um novo ano de atividades dos grupos de catequese das crianças e adolescentes, o grupo do catequistas do centro da Calvaria fez o seu compromisso solene diante da comunidade.
"Pelo Batismo somos Igreja viva", tema da Diocese que continua neste segundo ano do triénio dedicado ao Batismo como fonte da vida e da missão da Igreja, na qual cada um é chamado a estar ao serviço de todos para continuar a missão evangelizadora da Igreja, foi o ponto de partida para a apresentação dos catequistas que são enviados em nome da comunidade para acompanhar aqueles que fazem o seu itinerário de iniciação à vida cristã. Nesse dia, o Evangelho de Marcos, levou-nos ao encontro de Jesus que repreende os seus discípulos por quererem afastar as crianças da sua presença. A sua afirmação continua a ser um desafio para toda a comunidade, para as famílias, para os catequistas: «Deixai vir a Mim as criancinhas, não as estorveis».
Chamados pessoalmente, os catequista, com a comunidade, fizeram a Profissão de Fé, com a fórmula batismal: é esta fé que são chamados a acolher, a anunciar e testemunhar, e dessa forma facilitar o encontro de cada criança e adolescente com Jesus. É nessa fé, confiando na bênção de Deus, que assumiram o compromisso de serem catequistas, aprofundarem a sua própria fé e formação para a missão que acolheram. Nessa mesma fé batismal, não apenas os catequistas, mas os pais, famílias, e toda a comunidade é chamada a ser sinal de Jesus que quer continuar a abraçar, abençoar e impor as mãos sobre todos, a começar pelas crianças, como nos anunciava o Evangelho.
Sem comentários:
Enviar um comentário