Programa da Paróquia

sábado, 9 de dezembro de 2023

Fazer o sol brilhar no coração


Nos dias 7 para 8 de dezembro de 2023, os grupos de catequese da Calvaria e de São Jorge tiveram oportunidade de participar na atividade «Guiados pela Luz», proposta desde o pôr do sol de um dia, ao nascer do sol do dia seguinte. Foram 20 os adolescentes que responderam à chamada e viveram uma experiência que ficará, certamente, gravada no seu livro de memórias.

As condições meteorológicas, apesar de adversas e obrigarem a fazer alguns ajustes no programa previsto, não foram impeditivas à realização da atividade. Tivemos que nos reinventar e fazer o sol brilhar no coração de cada um dos participantes, já que as nuvens teimavam em permanecer, não só no final do primeiro dia como no amanhecer do segundo. Quando pensávamos ver despontar o sol, depois da caminhada matinal ao cimo do monte, só quando chegámos ao porto de abrigo - CABA (Barreira de Água) – é que o sentimos entrar pelas vidraças, já na preparação da eucaristia, com a qual encerraríamos a atividade, com a presença dos pais dos adolescentes.

Pelo meio, houve tempo para nos conhecermos, conviver, refletir, orar e fazer caminho em conjunto. As caminhadas, tanto a noturna como a matinal, revelaram-se pontos altos para os adolescentes, pela avaliação que fizeram no final. Nelas foram convidados a fazer várias experiências em que exploraram o tema da atividade “Guiados pela Luz”. ‘Experiências que marcam a vida’ individual e do grupo. Ao longo do caminho foram contemplados com alguns testemunhos de jovens que também se sentiram Guiados pela Luz que transformou as suas vidas. Foram igualmente desafiados a desenvolver algumas experiências que os ajudaram a crescer humana e espiritualmente. Simbolicamente cada um recebeu um fio onde dava um nó no final de cada etapa do caminho. No final, todos tinham os nós da fé, da amizade, da doação e do serviço. Estava na hora de colocar a pulseira no braço, como sinal de mais uma etapa cumprida. No momento do adeus ficou o desejo de voltar a ter outros desafios que marquem o caminho e preencham a vida de sentido.

Moisés Lobo (catequista)

Sem comentários:

Enviar um comentário