Programa da Paróquia

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

A aventura de seguir Jesus


No fim-de-semana de 17 e 18 de setembro, os 16 jovens da Paróquia da Calvaria, que vão poder celebrar o Crisma no próximo domingo, 25 de setembro, tiveram uma atividade que procurou unir a reflexão e a oração, a partilha e o convívio, para alguns com a aventura de acampar pela primeira vez.

A atividade teve como tema “A aventura de seguir Jesus”: ao longo dos dias foram acompanhando os primeiros discípulos de Jesus, de Bíblia na mão, desde o seu chamamento até ao encontro com o Ressuscitado e acolhimento do Espírito Santo no Pentecostes.

O dia começou com a organização dos grupos e um momento de oração na igreja de São Jorge. Aí tiveram ainda uma primeira atividade de lançamento do dia. Em três pequenos grupos, fizeram a caminhada a pé até à Quinta do Escuteiro, passando pelo Tojal e a Quinta do Sobrado, com quatro postos em que foram aprofundando o sentido dos dons do Espírito Santo.

Já na Quinta do Escuteiro, a tarde deu a oportunidade que aprofundar o conhecimento da pessoa do Espírito Santo, a partir de alguns dos seus símbolos. Pelo meio foi preciso montar as tendas, depois preparar o jantar e o convívio da noite.

Depois do jantar, algum tempo de convívio antes da celebração de final do dia: a partir das negações de Pedro, perceber também o nosso pecado e celebrar o sacramento da Reconciliação.

A manhã do domingo começou com o encontro com Tomé e as suas dúvidas. Entre as atividades da manhã, e o desmontar das tendas, também a preparação da Eucaristia, com tarefas para cada grupo. Entretanto chegaram os pais para o almoço partilhado, e a Eucaristia com que terminou esta atividade que procurou ajudar a viver mais intensamente esse grande momento da vida cristã de cada um dos jovens que acolhe, no Crisma, o dom do Espírito Santo.

A preparação continua no próximo sábado. A celebração do Crisma será a 25 de setembro, domingo, às 17h, na igreja paroquial da Calvaria.

Sem comentários:

Enviar um comentário