Programa da Paróquia

segunda-feira, 6 de junho de 2022

«Ninguém pode dizer "Jesus é o Senhor" a não ser pela ação do Espírito Santo»


No domingo, dia 5 de junho, solenidade do Pentecostes, os 19 adolescentes dos grupos do 6º catecismo da Paróquia da Calvaria viveram a significativa festa da Profissão Solene da Fé: a festa que marca uma adesão pessoal, mais consciente e livre, a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, na Igreja, comunidade da qual receberam, pelo Batismo, o dom da fé e onde cresceram no encontro com Jesus ao longo destes 6 anos da catequese.

A celebração começou precisamente com cada um a acender a sua vela do Batismo, sinal da sua vontade de agora, por si mesmo, seguir o caminho iluminado por Cristo, recordando esse primeiro Sacramento pela aspersão com a água batismal. A partir da escuta da Palavra, reforçou-se a alegria de vivermos esta festa com todo este significado, salientando-se depois que, no caminho da fé, do encontro e relação com Deus, é-nos dado o dom do Espírito Santo que nos fortalece e acompanha, que nos ilumina e conduz. É no Espírito, sopro e fogo de Deus, que podemos professar e viver a nossa fé, recordavam-nos as leituras da solenidade do Pentecostes: «Ninguém pode dizer "Jesus é o Senhor" a não ser pela ação do Espírito Santo» (1Cor 12, 3).

Chegado o momento da Profissão de Fé, de novo de velas acesas, cada um pôde então proclamar o seu “Sim, creio!” Acreditar, entregando-se nas mãos de Deus, de um Deus que se faz alimento na Eucaristia. A terminar a celebração, de novo de velas acesas, o grupo foi convidado a sair para o exterior com essa vontade de levar a fé para a vida, e de ser sua testemunha, envolvido na mesma missão que os discípulos receberam de Jesus: “Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados»!

Sem comentários:

Enviar um comentário