A marcar o Dia da Palavra de Deus deste ano, as crianças do 4º catecismo receberam a sua Bíblia pessoal. Seguindo a proposta do Catecismo, as Bíblias foram entregues numa momento que celebrou toda a caminhada realizada ao longo das catequeses prevista ao até ao Natal: uma catequese celebrativa que reuniu as crianças e as suas famílias, à volta dos grandes sinais que foram acolhendo e reconhecendo - o Cordeiro, para quem João Batista apontou, as Talhas que se encheram de água que, em Caná, se transformou em vinho acolhendo a indicação da Mãe de Jesus, «fazei tudo o que Ele vos disser». O Verbo fez-se carne, e o Menino foi colocado em cima do prólogo do Evangelho de São João: Jesus é a Palavra de Deus, é Aquele que tem «palavras de vida eterna».
Tudo fala nesta celebração: as velas que entram progressivamente, as frases que são ditas e fixadas à vista de todos, as imagens que recordam as catequeses, os cânticos que reforçam as memórias... até que vem a surpresa maior: os pais ou padrinhos que entregam a Bíblia a cada criança.
As celebrações-catequeses, presididas pelos catequistas, realizaram-se no dia 21 de janeiro, sexta-feira, com o grupo de São Jorge, e no sábado, dia 22 de janeiro, com o grupo da Calvaria.
Sem comentários:
Enviar um comentário