É uma imagem que se encontra também em Taizè, uma comunidade ecuménica, em França, onde todos os anos se reúnem muitos jovens para passar uma semana com os Irmãos, participando nos trabalhos da Comunidade e nos seus espaços de oração. Foi também de lá que veio o conjunto de cerâmica azul (cálice, patena, galhetas...) que temos usado nas celebrações ao domingo.
Para saberes um pouco mais sobre o sentido desse ícone de "Jesus e o amigo", deixo as palavras do Bispo na sua recente mensagem aos jovens:
«Juntamente com esta mensagem entrego também um ícone, ou seja, um quadro, que segundo a tradição cristã oriental é sinal de que Deus está presente a nós e nos transmite uma mensagem. Ofereço este ícone a cada paróquia. É conhecido como o ícone de “Jesus e o amigo”, ou “ícone da amizade” ou ainda “ícone do abraço”. Nele está representado Jesus a abraçar alguém, como que a indicar-lhe o caminho, inspirando-lhe confiança para seguir a vida com fé e determinação. Gostaria que este ícone ficasse na tua igreja paroquial num lugar de destaque, ao longo deste ano.»
Sem comentários:
Enviar um comentário