Programa da Paróquia

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Festa da Luz das crianças do 3º ano


No passado dia 1 de dezembro, sábado, as crianças do 3º ano da catequese dos centros da Calvaria e São Jorge, viveram a Festa da Luz, na qual foram também apresentadas as duas crianças deste ano que se preparam como catecúmenas para o Batismo.

Esta celebração, a partir do símbolo da luz, evoca o Batismo, no qual se acede uma vela no Círio Pascal, sinal de Cristo Ressuscitado. Acolhendo a luz de Jesus, como Ele, somos convidados a viver na luz, a amar até ao fim!

É neste contexto de evocação do Batismo que também se usa a água batismal para a aspersão da assembleia. Por isso, esta é também uma oportunidade para que as crianças que se preparam para o Batismo poderem fazer os primeiros ritos da sua caminhada, como a apresentação, a signação, e a unção com o óleo dos catecúmenos.

Com a leitura do Evangelho, a luz que se tinha apagado anteriormente, vai começando a surgir de novo: primeiro com a presença do Círio, depois com o acender das velas das crianças, depois com o acender das velas das família... até que de novo a igreja voltou a estar iluminada para acolher Jesus que se faz presente na Eucaristia, na qual estas crianças se preparam para participar plenamente pela Primeira Comunhão.

Sem comentários:

Enviar um comentário