Programa da Paróquia

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Das trevas para a Luz com o 3º ano

No passado sábado, dia 27 de janeiro, os grupos do 3º ano da catequese da paróquia tiveram a oportunidade de viver uma celebração muito significativa: a Festa da Luz. Uma festa que ajuda a percorrer o caminho das trevas para a luz, fazendo a experiência de se deixarem iluminar pelo Círio Pascal, onde acenderam as suas velas do Batismo. Simbolicamente, o Círio Pascal ajuda-nos a compreender a força da vida de Cristo Ressuscitado, Luz que ilumina a nossa vida. Ao acender nele a nossa vela do Batismo, expressamos a vontade de nos deixarmos iluminar e guiar por Ele.

Por isso, esta festa é também um momento para recordar a força da vida que recebemos no Batismo, e que as crianças irão fortalecer participando no alimento da Eucaristia, pela Comunhão que irão viver pela primeira vez este ano. Nesse contexto, também se acolheu uma criança do grupo que se preparara para o Batismo e que foi assinalada com o sinal da cruz nessa celebração, assim como ungida com o óleo dos catecúmenos.

Ao acender as velas, as crianças podem ver aqueles que os rodeiam, sinal de como a vida que recebemos de Jesus nos leva a ter atenção ao outros, a viver o amor: quem não ama vive nas trevas! Partilhando essa chama com os seus pais, tornam-se eles mesmos portadores do amor de Jesus que quer estar presente em cada família.

Sem comentários:

Enviar um comentário