Programa da Paróquia

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Aparições de Fátima no início da Festa

No passado dia 4 de agosto, sexta-feira, começou a festa em honra de Santa Marta, Padroeira da Calvaria, tendo como primeiro momento a celebração da Eucaristia e a Procissão de Velas. Este ano, a marcar o centenário das aparições de Fátima, a procissão de velas foi vivida à luz dos acontecimentos de Fátima.

Ainda na igreja paroquial, começaram por ser representadas as três aparições do Anjo, no ano de 1916, salientando-se a dimensão eucarística destas aparições que ajudaram os pastorinhos a começarem todo o seu caminho de se descentrarem de si mesmos para meterem Deus no centro das suas vidas.

Depois foram-se percorrendo as ruas da Calvaria de Cima enquanto se rezaram os "mistérios das aparições": em cada paragem era representada a aparição de um mês, seguindo o texto das Memórias da Irmã Lúcia, e depois rezava-se um mistério do terço: 1º mistério: "Quereis oferecer-vos a Deus?"; 2º mistério: "Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus"; 3º mistério: “Ó Jesus, é por Vosso amor, pela conversão dos pecadores e em reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria”; 4º mistério: “Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios por os pecadores, que vão muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas”; 5º mistério: “Deus está contente com os vossos sacrifícios”.

A terminar, já próximo da igreja, foi representada a aparição de outubro, sendo salientada o pedido de Nossa Senhora: "Não ofendam mais a Nosso Senhor que já está muito ofendido". A procissão terminou de novo na igreja onde se concluiu com um cântico de louvor a Nossa Senhora.

Sem comentários:

Enviar um comentário