Programa da Paróquia

sexta-feira, 28 de julho de 2017

O Reino dos Céus, um tesouro no qual vale a pena apostar

30 de julho de 2017 | 17º Domingo do Tempo Comum
Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

O Reino dos céus proposto por Jesus (esse mundo de paz, de amor, de fraternidade, de serviço, de reconciliação que Jesus veio anunciar e oferecer) é um “tesouro” precioso. Ora, quando alguém encontra um “tesouro” como esse, deve elegê-lo como a riqueza mais preciosa, o fim último da própria existência, o valor fundamental pelo qual se renuncia a tudo o resto e pelo qual se está disposto a pagar qualquer preço. O cristão é confrontado, a par e passo, com muitos valores e opções; mas deve aperceber-se de que o Reino é o valor mais importante. Essa é a grande mensagem deste passo do Evangelho: a grandeza e o valor do Reino.

O confronto com este texto remete-nos então para o tema das nossas prioridades. Para Mateus, não há qualquer dúvida: ser cristão é ter como prioridade, como objetivo mais importante, como valor fundamental, o Reino. O cristão vive no meio do mundo e é todos os dias desafiado pelos esquemas e valores do mundo; mas porque toma o Reino dos céus como prioridade, vive orientado para o serviço, para a partilha, para o perdão, a tolerância, o encontro, a fraternidade…

O que é que ainda comanda a minha vida? Quais são os valores pelos quais eu sou capaz de deixar tudo? Que significado têm as propostas de Jesus na minha escala de valores?

Sem comentários:

Enviar um comentário