Programa da Paróquia

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Apresentação e compromisso dos Catequistas

No passado fim-de-semana, dias 1 e 2 de outubro, os catequistas da paróquia fizeram o seu compromisso diante das comunidades cristãs, no sábado os catequistas do centro de São Jorge e, no domingo, os catequistas do centro da Calvaria.

Compromisso do Grupo de Catequistas do Centro da Calvaria
No início da celebração foi dado o sentido deste momento, inserido no contexto desse dia em que se celebrava o Dia da Igreja Diocesana "que nos recorda que a nossa paróquia é parte da Igreja Local de Leiria-Fátima. Estamos unidos na mesma fé e no mesmo batismo, acolhemos o mesmo Senhor Ressuscitado presente na Eucaristia, vivemos do mesmo Evangelho, confirmados nesta unidade pelo nosso Bispo, sucessor dos Apóstolos.É nesta unidade que acolhemos a missão de levar a todos o Evangelho, pois Deus nos quer reunir numa só família que acolha e viva o Amor. A catequese é a expressão desta missão da Igreja. A comunidade escolhe alguns que, enviados em nome da Igreja, são os animadores dos grupos de catequese. Os catequistas, em nome de toda a comunidade, colaboram com as famílias na tarefa da educação para a fé. No início do mês de outubro, mês das missões e de Maria, ao viver um ano dedicado à Mãe de Ternura e de Misericórdia, que há cem anos apareceu aos três Pastorinhos de Fátima, confiamos a Deus a nossa Diocese, a nossa comunidade e os nossos catequistas, e pedimos que Nossa Senhora seja, para todos, modelo e guia na missão de testemunhar a alegria do encontro com seu Filho Jesus Cristo."

No final da celebração da Eucaristia, foram chamados os catequistas de cada ano de catequese, e apresentados à comunidade. Depois assumiram o seu compromisso em forma de oração:

Senhor, Tu me chamaste a ser catequista na Tua igreja,
nesta comunidade cristã.
Tu me confiaste a missão de anunciar a Tua Palavra
e de testemunhar, pela minha vida, os valores do Evangelho.
É grande, Senhor, a minha responsabilidade.
Mas, se me escolheste, confio na Tua graça
e no apoio dos pais e de toda a comunidade cristã.
Para servir melhor as crianças e adolescentes que me confiaste,
Senhor, renovo hoje o compromisso de me preparar sempre melhor
para a minha missão, pela oração e celebração,
pela formação pessoal e participação na vida da comunidade.
Faz de mim mensageiro da Tua Palavra,
chama que faz brilhar a luz de Jesus,
testemunha de Cristo no mundo.
Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário