Programa da Paróquia

sexta-feira, 13 de março de 2020

Comunicado à Paróquia a propósito do novo Coronavírus | COVID-19

Como cristãos, perante a emergência sanitária do Coronavírus, “somos chamados a comportarmo-nos também como cidadãos conscientes e colaboradores, assumindo as próprias responsabilidades em sintonia com as disposições das autoridades responsáveis pela saúde pública”, como salienta o nosso Bispo na Nota Pastoral sobre celebrações e outras atividades eclesiais na atual emergência de saúde pública. Esta responsabilidade, no espírito da caridade cristã, deve levar-nos a tudo fazer não só no cuidado por nós próprios, mas também, e de modo particular, a cuidar dos mais frágeis e vulneráveis e de os proteger.
Assim, tendo em conta o comunicado do Bispo diocesano e o Comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa, e seguindo as indicações que vão sendo emanadas pelas autoridades de saúde, expomos o que se segue:

1- CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA
São suprimidas as celebrações da eucaristia comunitárias na paróquia a partir deste sábado, 14 de março. Irá manter-se apenas a “celebração privada” da missa. Aos domingos, essa celebração será no horário habitual, pelo povo, podendo todos permanecer unidos espiritualmente, mesmo não estando presencialmente.
Mesmo que não tenha o mesmo valor e em circunstâncias normais não substitua a participação na eucaristia, são todos convidados a acompanhar as celebrações transmitidas pelos meios de comunicação social. Esse será, nos próximos tempos, o modo se unirem ao Senhor e ser fiéis a Ele.

2- OUTRAS CELEBRAÇÕES E SACRAMENTOS
As demais celebrações sacramentais, nomeadamente os batismos, quando não é possível adiamento, poderão fazer-se, mas com as devidas precauções e só para os familiares próximos.

3- SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO (confissão)
O Sacramento da Reconciliação (confissão) será administrado a quem o desejar apenas no cartório paroquial, local onde é possível manter as distâncias aconselhadas e o sigilo que é necessário.
Recomenda-se, sempre que espiritualmente for possível, que cada pessoa faça o seu exame de consciência e se arrependa diante de Deus, e que recorra a este sacramento assim que a situação normalizar.

4- CELEBRAÇÃO DAS EXÉQUIAS
Quanto aos funerais, temos a recomendação de optar por fazer uma breve celebração exequial no cemitério em vez de ir à igreja. Deve ser sempre cuidada a contenção na participação das pessoas que devem seguir as orientações das autoridades de saúde e adequar os comportamentos com vista a uma maior moderação nas expressões de proximidade.

5- CATEQUESE E OUTRAS REUNIÕES E ATIVIDADES
A catequese de crianças e adolescentes, e todas as atividades a ela associadas, será suspensa desde já, e até indicações em contrário.
Assim, é adiada desde já a Festa do Perdão do 3º ano, a Festa do Pai Nosso, do 2º ano. Em relação às festas da catequese previstas para os meses de abril e maio, oportunamente serão dadas indicações, tendo em conta a evolução da situação.
São suspensas todas as outras reuniões previstas, tal como a formação para os acólitos, incluindo também os encontros do retiro popular, ficando o convite para a sua realização em família ou individualmente.

6- “24 HORAS PARA O SENHOR”
Até eventuais indicações em contrário, a iniciativa “24 horas para o Senhor” será realizada, mas em moldes distintos.
O Santíssimo será exposto apenas na sexta-feira, dia 20, às 20h, na igreja paroquial, mantendo-se em exposição até às 22h, sendo dada a bênção eucarística nesse horário. Durante esse tempo, haverá a possibilidade da celebração do sacramento da reconciliação nos moldes anteriormente referidos.
Não haverá momentos de oração organizados, limitando-se à oração individual diante do Santíssimo.

7- VISITAS AOS DOENTES
As visitas aos doentes decorrerão cumprindo as normas indicadas pelo Bispo diocesano, mas apenas àqueles que expressamente, por si ou pelos seus familiares, pedirem esta visita, contactando diretamente o Pároco para acertar o dia e hora da mesma.

8 - ATENDIMENTO DE CARTÓRIO
O atendimento no Cartório Paroquial será feito privilegiando-se o contacto telefónico ou por e-mail.

9 - VIA SACRA PAROQUIAL
Apesar de estar prevista para o final deste tempo de alerta, na Sexta-feira Santa, dia 10 de abril, caso se venha a realizar, a mesma não se fará a partir dos Casais de Matos, como inicialmente previsto, nem com a estações representadas. Mais proximamente serão dadas mais indicações.

10 - BOLETIM PAROQUIAL
Será feito como habitualmente, ficando ao fundo da igreja para quem o desejar levar para casa, sendo também disponibilizado na página da paróquia e distribuído por correio eletrónico.


Todas estas orientações podem ser alteradas a qualquer momento, por indicação das autoridades de saúde ou diocesanas, ou por nova avaliação da situação local.

“Assumamos esta inquietante situação com sentido penitencial, fazendo todo o possível para viver a caridade de preservar e promover a saúde pública, um bem comum inestimável”, como afirma o nosso Bispo, que convida a “oferecer os sacrifícios que estamos a viver nesta situação difícil, como parte do caminho penitencial da Quaresma para que possamos preparar-nos também assim para a Páscoa da Ressurreição e da vida nova.” Na sua Nota Pastoral, apela ainda à nossa oração “por todos os infetados e seus familiares, pelos médicos, enfermeiros e agentes sanitários, pelos sacerdotes disponíveis a acompanhar e dar assistência espiritual ao povo de Deus e pelas autoridades que têm a responsabilidade de tomar as medidas necessárias que nem sempre agradam a todos”, deixando-nos uma oração proposta pelo arcebispo italiano Bruno Forte:

Senhor Jesus, Salvador do mundo,
esperança que nunca nos desilude,
tem piedade de nós e livra-nos de todo o mal!
Pedimos-Te para vencer o flagelo deste vírus que se está difundindo,
curar os doentes,
preservar os sãos,
apoiar quem trabalha pela saúde de todos.
Mostra-nos o Teu Rosto de misericórdia
e salva-nos pelo Teu grande amor.
Nós to pedimos por intercessão de Maria,
Tua e nossa Mãe, que com fidelidade nos acompanha.
Tu que vives e reinas pelos séculos dos séculos.
Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário