Programa da Paróquia

quarta-feira, 18 de março de 2020

19 de março, Dia do Pai - Dia de São José

Celebra-se a 19 de março a solenidade de São José, dia que é consagrado também a todos os pais. Este ano, este dia vai ser celebrado em circunstâncias inéditas, neste contexto de pandemia... Mas não deixemos de o celebrar: se não for possível presencialmente, fazê-lo por telefone ou interne. Em casa, marcar com uma refeição preparada com carinho, usar a melhor sala jantar e o melhor serviço... quem sabe preparar algum jogo para estar em família... Dar asas à criatividade, e aproveitar o eventual tempo livre para preparar tudo!

A imagem de São José a dormir, que acompanha este texto, é a que o Papa Francisco tem no seu quarto, sobre a qual ele diz: «Quando eu tenho um problema ou uma dificuldade, escrevo-o num papelinho e coloco-o debaixo de São José, para que ele sonhe sobre isso”...

Este pode ser também o dia para fazer assim uma oração em família. Os catequistas estão já a divulgar uma proposta para as famílias das crianças e adolescentes da catequese, para esta terceira semana da Quaresma, que pode se pode encontrar AQUI.

Fica também a ligação para a Mensagem da Comissão Episcopal do Laicado e Família para o Dia do Pai deste ano que, nesta circunstância reforça que «vão ser precisos “superpais e supermães” para reinventar a convivência familiar, pois a atividade social terá de estar reduzida ao mínimo, como a prudência recomenda», não esquecendo várias oportunidades que pode também trazer: para diálogo familiar sobre a beleza e sentido da vida; para “recomeçar” em pontos essenciais da vida pessoal, de casal e de família, melhorando a qualidade; para acompanhar, nem que seja à distância, quem está mergulhado no drama da doença, ou da solidão.

Sem comentários:

Enviar um comentário