Programa da Paróquia

sexta-feira, 2 de março de 2018

Festejar a alegria do encontro na casa do Pai

4 de março de 2018 | 3º Domingo da Quaresma
Leituras | Cometário | Avisos | Boletim

Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou no templo os vendedores de bois, de ovelhas e de pombas e os cambistas sentados às bancas. Fez então um chicote de cordas e expulsou-os a todos do templo. «Tirai tudo isto daqui; não façais da casa de meu Pai casa de comércio».
Cf. Jo 2, 13-25

Ao chegar ao templo de Jerusalém, Jesus viu toda aquela confusão e percebeu que algo estava errado: a casa do Pai não podia ser casa de comércio! Para viver a festa e a alegria do encontro com Deus é preciso, sobretudo, dar espaço para escutar Deus que nos fala, e também para nós Lhe respondermos agradecendo, louvando, pedindo, adorando-O… Por isso é tão importante o silêncio exterior e interior…

Ao celebrar o centenário da restauração da nossa Diocese, o Sr. Bispo convida-nos a fazer festa, e recorda-nos que a festa cristã é a celebração da “alegria do Evangelho que enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus”. Vivermos a alegria de estar com Jesus, e sermos testemunhas da alegria, de modo particular no grande dia festivo que é o domingo.

Um desafio para viver em família:
Numa parte da cruz escrever a palavra “festejar”. Registar também um dia importante de festa vivido em Igreja. Participar nas “24 horas para o Senhor”.

Para rezar:Nós Vos louvamos ó Deus, nós Vos bendizemos, ó Senhor, pela nossa Igreja diocesana de Leiria-Fátima e pelo amor com que a conduziste ao longo destes cem anos após a sua restauração.
Nós Vos agradecemos o dom da fé que vivemos e partilhamos em Igreja, que é, para nós, fonte de festa e de alegria. Ámen.
Da carta pastoral do Sr. Bispo (nº 14):Os cristãos têm um dia festivo semanal que é o domingo: é o dia do Senhor ressuscitado com o seu centro na celebração da eucaristia; é festa e alegria, vontade de estar juntos, alegria do encontro e do diálogo, convivialidade, partilha, repouso, são divertimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário