Programa da Paróquia

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Quarta-feira de Cinzas, início da Quaresma

No próxima quarta-feira, dia 10 de fevereiro, começa o tempo da Quaresma, 40 dias que nos preparam para a grande solenidade da Páscoa.

Faz-se um convite particular a todas as crianças e adolescentes da catequese, e suas famílias, para participar na celebração da Missa, na igreja paroquial, pelas 19h30, na qual teremos o rito da imposição das cinzas, e o início da campanha quaresmal deste ano, «Pegadas para a Páscoa», na qual acolheremos o desafio de viver as obras de misericórdia espirituais.

Ao longo deste “tempo oportuno” somos convidados a viver em maior união com a Paixão do Senhor e em espírito de penitência, o que visivelmente se pode exprimir, às sextas-feiras, pela escolha de uma alimentação simples e pobre, que poderá concretizar-se na abstenção de carne. Recorda-se também que a Quarta-feira de Cinzas é dia de jejum e abstinência.

O resultado da renúncia quaresmal deste ano, anunciado na mensagem do nosso Bispo, D. António Marto, destina-se a uma “iniciativa de apoio social e económico a grávidas em dificuldade, que vamos implementar na nossa diocese através da Cáritas Diocesana. Não basta lamentar-se da chaga do aborto; são precisas iniciativas concretas para prevenir”.

Sem comentários:

Enviar um comentário