Programa da Paróquia

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

2º Domingo da Quaresma: "Consolar os tristes"

21 de fevereiro de 2016 | 2º Domingo da Quaresma
Leituras | Comentário | Avisos | Boletim


Enquanto orava, alterou-se o aspeto do seu rosto e as suas vestes ficaram de uma brancura refulgente… Pedro disse a Jesus: «Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias».

(Cf. Lc 9, 28b-36)

No caminho para Jerusalém, os discípulos vão ter que enfrentar dificuldades… Jesus tinha-lhes dito que iria sofrer muito, ser rejeitado e morto, mas que ao terceiro dia ressuscitaria. Os seus amigos devem ter ficado tristes com este anúncio, pensando apenas no sofrimento e na morte… Mas Jesus não os quer deixar tristes: convida alguns a subir com Ele o monte e revela-lhes um pouco do que significa essa ressurreição, essa vida plena, eterna, cheia de luz. Pedro fica tão feliz que pensa logo em montar um acampamento para não ter de sair dali, daquela visão de toda a beleza da vida em Deus!

Nesta segunda semana, subindo com Jesus ao monte da transfiguração, podemos compreender como Deus, porque nos ama tanto, nos quer envolver na luz da sua misericórdia, do seu amor. Porque queremos ser misericordiosos como Jesus, procuramos também estar atentos, ajudar, escutar, consolar quem está triste.

Para construir o caminho em casa:
Colocar no caminho o sinal de trânsito “consolar os tristes” (boletim). Por cada vez que, ao longo desta semana, alguém procurou consolar quem estava mais triste pode desenhar uma pegada nesse caminho.

Para levar para a celebração:
Recortar e pintar uma pegada por cada vez que, ao longo desta semana, se viveu esta obra de misericórdia, ajudando quem estava triste.

Para rezar em família:
Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, 
Mãe de Misericórdia e da Consolação, 
guarda a nossa vida entre os teus braços, 
ensina-nos a estar atentos a quem está mais triste, 
reúne a todos sob a tua proteção
e a todos entrega ao teu amado Filho, 
Jesus nosso Senhor. Ámen!

Sem comentários:

Enviar um comentário