Programa da Paróquia

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

3º Domingo da Quaresma: "Ensinar os ignorantes"

28 de fevereiro de 2016 | 3º Domingo da Quaresma
Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

«Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi procurar os frutos que nela houvesse, mas não os encontrou. Disse então ao vinhateiro: ‘Há três anos que venho procurar frutos nesta figueira e não os encontro. Deves cortá-la. Porque há-de estar ela a ocupar inutilmente a terra?’ Mas o vinhateiro respondeu-lhe: ‘Senhor, deixa-a ficar ainda este ano, que eu, entretanto, vou cavar-lhe em volta e deitar-lhe adubo. Talvez venha a dar frutos.»
Cf. Lc 13, 1-9

Jesus conta uma história para nos ajudar a compreender que vem ao nosso encontro para nos ajudar a viver bem, a dar fruto na vida! Ele é como o vinhateiro que não desiste de nós, nunca se cansa de nos dar o seu amor e o seu perdão! É Ele quem nos vem ensinar o caminho a seguir, quem os vem tirar da ignorância e do erro, quem nos oferece o exemplo de uma vida boa, bela e feliz!

Na terceira semana acolhemos os ensinamentos de Jesus que quer cuidar de nós: é Ele o nosso grande Mestre! E porque queremos ser misericordiosos como Jesus, procuramos também ensinar quem não conhece Jesus e a sua Palavra.

Para construir o caminho em casa:
Colocar no caminho o sinal de trânsito “ensinar os ignorantes”. Por cada vez em que, ao longo desta semana, alguém procurar ajudar a compreender melhor a mensagem de Jesus, desenhar uma pegada nesse caminho.

Para levar para a celebração:
Recortar e pintar uma pegada por cada vez que, ao longo desta semana, se viveu esta obra de misericórdia.

Para rezar em família:
Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe,
Mãe e Mestra da Misericórdia,
guarda a nossa vida entre os teus braços,
conduz-nos para Jesus,
ensina-nos a ser testemunhas do seu amor,
reúne a todos sob a tua proteção
e a todos entrega ao teu amado Filho,
Jesus nosso Senhor. Ámen!

Sem comentários:

Enviar um comentário