Programa da Paróquia

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Bênção das crianças e das grávidas

No passado dia 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor, a igreja paroquial da Calvaria encheu-se de vida! Imitando o gesto de Maria e José que levaram o menino Jesus para O apresentarem no templo, também muitos pais levaram os seus filhos pequenos para os apresentarem a Deus, e receberem a Sua bênção. Também as mulheres grávidas foram convidadas a estar presentes para se entregarem ao Senhor e receberem a Sua bênção.

A celebração começou no exterior da igreja, com o acender e bênção das velas que foram depois colocadas junto ao andor de Nossa Senhora de Fátima que foi levado em procissão até junto do altar. Foi voltado para a sua imagem que os pais começaram por fazer a sua oração de entrega dos seus filhos: «Ó Mãe, eu te entrego os meus filhos. Ajuda-me a criá-los e a cuidar deles como tu, ó Mãe, cuidaste do teu Jesus! Que esta luz ilumine a nossa vida».

Depois da homilia, as crianças pequenas e as mulheres grávidas foram convidadas a ir para o corredor central. Depois da oração de bênção, todos passaram junto do altar para serem aspergidos com água benta. O momento de pós-comunhão foi ainda vivido com a oração de consagração a Nossa Senhora.

A celebração contou com a participação dos jovens a animar os cânticos, com a ajuda da Catequese na organização, e da Conferência de São Vicente de Paulo que preparou as filhoses para a saída, e com a participação de muitas famílias da comunidade que assim viveram esta Festa na qual centramos o nosso olhar em Jesus «a luz para se revelar às nações», levado ao Templo por Maria que neste dia é celebrada como Nossa Senhora das Candeias.

Sem comentários:

Enviar um comentário