Programa da Paróquia

terça-feira, 24 de maio de 2022

Festa da Palavra do 4º Catecismo


No domingo 22 de maio, os grupos do 4º Catecismo da paróquia da Calvaria juntaram-se na igreja paroquial para viver a Festa da Palavra. Ao aproximar-se o final do ano catequético, esta celebração reforça a importância da Palavra de Deus: depois de terem recebido a Bíblia na altura do Natal, agora é o momento de recordar e celebrar esta Palavra na Vida.

Tendo sido proclamada uma passagem da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo, o tempo da homilia foi para aprofundar esse texto: cada criança tinha a sua Bíblia da mão, para poder ir acompanhando e compreendendo a mensagem, reforçada com o trabalho de cada uma delas, ao longo do ano pois, previamente, cada criança escolheu uma das folhas de "A Palavra de Deus na minha Vida" do seu portefólio, e foi também a partir dessas folhas que se procurou ajudar a entrar nessa mensagem essencial. Na Bíblia temos a Palavra de Deus, é Deus que nos fala, e essa Palavra é para nos ajudar a viver bem a nossa vida. Para nos ajudar, como dizia Jesus no Evangelho, Ele dá-nos o seu Espírito para nos ensinar a pô-la em prática, e para nos recordar tudo o que Ele disse.

No final da celebração, como sinal desse amor à Palavra de Deus, tal como o sacerdote faz após a leitura do Evangelho na celebração, também cada criança foi convidada a beijar a sua Bíblia. Recordamos as palavras de Jesus no Evangelho: "Quem Me ama guardará a minha palavra e meu Pai o amará; Nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada".

Na celebração, duas das crianças do grupo fizeram também a sua Primeira Comunhão.

Sem comentários:

Enviar um comentário