Programa da Paróquia

sábado, 2 de junho de 2018

Celebrações no itinerário da catequese

O mês de maio, Mês de Maria, foi marcado, na paróquia da Calvaria por várias iniciativas e celebrações que marcaram a vida dos grupos das crianças e adolescentes da catequese, e de toda a comunidade cristã.

Com o início do mês, começou também a participação dos diversos grupos na oração do terço com a comunidade, na igreja paroquial. Logo no primeiro domingo, no Dia da Mãe, a 6 de maio, as crianças do 3º ano da catequese participaram plenamente na Eucaristia, comungando pela primeira vez.

No domingo seguinte, dia 13 de maio, o grupo do 6º ano da catequese professou a fé acolhida no Batismo: de vela acesa, recordaram a vida recebida no sacramento que nos torna filhos de Deus, e proclamaram, agora por si mesmo, a fé em Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Esse "tesouro da fé" que receberam e que são convidados a fazer crescer.

O último domingo de maio foi marcado pela presença do grupo do 5º ano da catequese que festejou a esperança. A celebração foi presidida pelo padre Eduardo Caseiro, recentemente ordenado, pela primeira vez na nossa paróquia. Ao celebrar a solenidade da Santíssima Trindade, recordou-nos que Deus nos "empurra" para dentro deste Mistério que nos faz partilhar da vida de Deus, e por isso vivemos em esperança. A presença de Deus ao longa da história faz-nos viver hoje na certeza de que Deus não nos abandona nunca.

No encerramento do Mês de Maria, já a 1 de junho (uma vez que no dia 31 de maio se celebrou a solenidade do Corpo de Deus), as crianças do 1º ano viveram a Festa da Avé Maria, na qual fizeram com o nome de Maria uma oração: Mãe de Jesus e nossa mãe, Amor que nos ilumina, Rogai por nós! Imaculado coração de Maria, és a nossa Alegria!". No final da Eucaristia, rezaram o terço numa pequena procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima.


Sem comentários:

Enviar um comentário