Os foguetes deram o sinal: estava a chegar! Prepararam-se todos para começar o acolhimento, não faltando as três crianças a representar os Pastorinhos de Fátima. Após uma breve saudação, começou a procissão para a igreja paroquial, passando pelo centro da Calvaria de Baixo. Durante o caminho, rezou-se o terço, essa oração que Nossa Senhora tanto insistiu, em Fátima, que rezássemos todos os dias.
Ao chegar junto da igreja paroquial, as crianças da escola aguardavam a Imagem com algumas surpresas: um cântico, as flores de papel para saudar Maria, e uma largada de balões! E foi em festa que a Imagem da Virgem Maria foi retirada do carro para entrar na igreja. Aí se viveu um momento de oração na conclusão da oração do terço, simples e sereno, com tempo para louvar e cantar, para recordar as intenções pelas quais Nossa Senhora, em Fátima, pediu que rezássemos, tempo para estar em silêncio e confiar as nossas intenções nas mãos de Maria. Também nesta oração se fez a consagração da Paróquia a Nossa Senhora de Fátima.
E foi tão depressa que se esgotou o tempo: era preciso levar a Imagem à paróquia do Juncal. De novo no carro, seguiu o seu caminho, saudando todos os que encontrava pelo caminho: os mais idosos, no Centro de Dia e no Lar nos Casais de Matos, as pessoas que se reuniam junto de suas casas, e de modo particular junto da capela de Casais de matos e na saída da Paróquia, na Portela.
Mais tarde, a Imagem voltou à Paróquia: vinda das Pedreiras, entrou no Chão da Feira onde a aguardava um grupo de pessoas para a saudar, e seguiu lentamente por toda a rua que a levou até à Igreja dedicada a Nossa Senhora da Vitória, em São Jorge. Aí, uma paragem um pouco mais longa para uma largada de balões, cantar, rezar, confiar as intenções à Mãe de Deus. E logo se teve de despedir a Mãe desta paróquia para seguir para o Reguengo do Fetal, onde concluiu a visita à vigararia da Batalha com a celebração da Missa.
Uma passagem curta, mas significativa, e que ficará na memória e no coração de quantos viveram este tempo de graça e misericórdia. Um agradecimento a quantos, de tantas formas, tudo fizeram para tornar este tempo um testemunho de fé e de festa no acolhimento da visita que a Mãe de Deus continua a realizar nas nossas vidas!
Mais fotografias AQUI
Se quiser partilhar uma foto, envie para: paroquiacalvaria@gmail.com
Mais fotografias AQUI
Se quiser partilhar uma foto, envie para: paroquiacalvaria@gmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário