É belo ser padre, como é belo ser casado, religioso ou missionário. Certamente que também traz dificuldades, hoje, responder ao chamamento ao sacerdócio, como também nas outras vocações há dificuldades... No entanto, maior que as dificuldades, é a beleza de acolher o dom de Deus e viver no seguimento de Jesus Cristo!
Por isso, ficaram alguns desafios à paróquia. Em primeiro lugar, rezar pelas vocações, e em particular pelas vocações sacerdotais. Uma forma concreta de o fazer é inscrever-se na FOS - a Família de Oração pelo Seminário. Outro desafio é falar desta vocação aos adolescentes e jovens, ajudando-os a perceber os vários caminhos que têm à sua frente quando estão a fazer as grandes opções da vida: pais, catequistas, toda a comunidade, não deixar de dizer que Deus chama, e que pode chamar algum a ser padre. E, neste caminho de discernimento, propor também a alguns rapazes que possam ter algum tempo para pensar e rezar a sua vocação nos encontros de pré-seminário.
Para além da presença dos padres José Augusto e Manuel Henrique, que animaram as diversas atividades destes dias, esteve também, nas celebrações do fim-de-semana, o Rui Ruivo, seminarista da nossa diocese de Leiria-Fátima, que partilhou com a comunidade o seu testemunho vocacional.
A visita terminou com a celebração da Eucaristia dominical na Calvaria, no dia 8 de maio, no qual estiveram também presentes os idosos e doentes da paróquia, que viveram nesse dia o Dia Paroquial do Doente. Nessa celebração ficou também o desafio de oferecer a Deus os sofrimentos de cada dia pelas vocações na diocese de Leiria-Fátima:
- FOS - FAMÍLIA DE ORAÇÃO PELO SEMINÁRIO
- ENCONTROS DE PRÉ-SEMINÁRIO
Sem comentários:
Enviar um comentário