Programa da Paróquia

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Cinzas marcam início da Quaresma


Esta quarta-feira, dia 22 de fevereiro, começa o tempo da Quaresma, 40 dias que nos preparam para a grande solenidade da Páscoa. As cinzas, no início desta caminhada, recordam-nos não apenas a nossa fragilidade, que sempre desafia à conversão, mas também a renovação pascal que da morte faz brotar a vida.

Às 19h30 haverá a celebração da Eucaristia com a imposição das cinzas, na igreja paroquial da Calvaria.

Esta Quarta-feira de Cinzas traz também o convite a marcar este “tempo oportuno” da Quaresma com os sinais da oração, do jejum e da esmola. Pela oração, aprofundar o encontro com o Deus que nos renova, e nos ajuda a olhar mais profundamente para nós mesmos para sabermos deixar-nos purificar (o jejum é expressão deste deixar de lado o que está a mais, da renúncia ao supérfluo) e a estarmos mais atentos aos outros, pela partilha (ou esmola).

O que poupamos, aquilo a que renunciamos, somos convidados a partilhar na chamada renúncia quaresmal. O que entregarmos, juntamente com todos os outros fiéis da nossa diocese de Leiria-Fátima será, este ano, entregue metade para apoio às vítimas do sismo da Síria e na Turquia, e a outra metade para ajuda à Igreja na Ucrânia, vítima da guerra.

O Papa Francisco escreveu para esta Quaresma uma mensagem com o tema «Ascese quaresmal, itinerário sinodal», que pode ser lida AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário