Programa da Paróquia

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Casais dos Matos celebrou Padroeira


No domingo 12 de fevereiro, a comunidade dos Casais de Matos reuniu-se para a celebração festiva da sua Padroeira, Nossa Senhora da Guia. O momento de encontro começou com o almoço, no Salão de Convívio dos Casais de Matos, com a presença de muitos dos habitantes do lugar, e mais familiares. Às 16h, a igreja tornou-se pequena para todos os que quiseram celebrar a Eucaristia, nesta época que era marcada pela partida dos resineiros para os trabalhos fora da terra, e na qual se pedia a proteção e auxílio de Nossa Senhora.

Após a celebração, na qual se salientou que o título de "Guia" tem o sentido de nos deixarmos encaminhar por Maria, que nos encaminha sempre para Jesus, a Luz que verdadeiramente devemos procurar deixar que ilumine a nossa vida, pela sua palavra e ação, realizou-se uma pequena procissão com o andor da Padroeira.


Seguiu-se a apresentação do projeto de restauro interior da igreja, pelo Arq. Humberto Dias. No centro da ideia apresentada, está precisamente o mundo dos resineiros e dos pinhais: o altar, pensado como um "pinhal" de 12 pilares, que sustenta a mesa do altar; o ambão, continuando a ideia do "pinhal", de quatro pilares, tantos quanto os Evangelistas; as paredes parcialmente forradas a madeira; e a porta mais aberta para acolher e enviar.

A tarde continuou em convívio, também com as tradicionais filhoses e café da avó.

Sem comentários:

Enviar um comentário