Programa da Paróquia

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Festa dos 75 junta jovens de todas as idades


No domingo 20 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, Dia Mundial da Juventude, para além dos jovens que trouxeram o estandarte da JMJ e animaram a celebração da Eucaristia na igreja paroquial da Calvaria, foram convidados a marcar presença os jovens nascidos em 1947, que completam 75 anos de vida ao longo deste ano de 2022.


A marcar o Dia Mundial da Juventude, estive presente também um grupo de jovens que se preparam para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) - Lisboa 2023 na celebração vespertina, em São Jorge, e aproveitaram este momento, quer em São Jorge, quer na Calvaria, para demostrar a sua vontade de participar na JMJ, envolver a comunidade nesta caminhada, rezar pela JMJ e pelos jovens, e ter uma ação de angariação de fundos.


No domingo, após a celebração da Eucaristia, celebrada em ação de graças pelo dom da vida, e recordando os nascidos em 1947 que já partiram para a eternidade, fez-se a procissão com a imagem do Sagrado Coração de Jesus. A invocação ao Sagrado Coração de Jesus, neste dia, é vivida com o sentido de agradecimento pelo amor misericordioso de Jesus que, como recordava o texto do Evangelho desse domingo, dá a sua vida para nos oferecer o dom da vida e da salvação.


Na celebração, foi salientada a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Juventude que nos oferece o exemplo de Maria que se «levantou e partiu apressadamente», com o convite a, como ela, acolhermos a presença de Jesus em nós, levá-lo connosco nos caminhos da vida, numa atitude de serviço, orientados pela questão "para quem sou eu?", e vivermos com essa pressa boa de quem tem Alguém tão bom que é preciso partilhar com os outros.

Após a missa e procissão, os festeiros de 2023, nascidos em 1973, que celebram 50 anos de vida no próximo ano, prepararam uma almoço que reuniu os nascidos em 1947 e suas famílias, além de todos os que se quiseram associar a este momento de convívio na comunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário