Programa da Paróquia

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Crianças que iniciam percurso catequético foram acolhidas nas celebrações da Paróquia


As crianças que iniciaram este ano o percurso da catequese, na paróquia da Calvaria, tiveram a Festa do Acolhimento nas celebrações do passado fim-de-semana, de 29 e 30 de outubro. No sábado, na celebração da missa vespertina, estiveram 5 crianças do grupo de São Jorge e, no domingo, 19 crianças do grupo da Calvaria.


Ao começar o itinerário catequético este é o momento de apresentar as crianças à comunidade, e a comunidade às crianças e famílias, para que, todos juntos, possamos ajudar a crescer na amizade com Jesus. O texto do Evangelho, com a história do Zaqueu, ajudou a celebrar este encontro: mesmo pequenos, como o Zaqueu, procuramos Jesus, e a catequese pode ser como que uma árvore a que subimos para ver Jesus. Por outro lado, celebramos a certeza de que é Jesus quem primeiro vem ao nosso encontro, nos olha, nos chama pelo nome, e nos diz que quer entrar na nossa casa, na nossa vida e coração. Quando recebemos Jesus em nós, também a nossa vida, como a de Zaqueu, pode tornar-se ainda mais bela e melhor.

As crianças do primeiro catecismo, para além dos seus pais, familiares e catequistas, foram acompanhadas pelos jovens do último ano da catequese e outros, que os conduziram até ao altar e os ajudaram a fazer algumas tarefas durante a celebração, numa atitude de acolhimento e de partilha entre toda a catequese.

Sem comentários:

Enviar um comentário